Ontem, pelas 23H30, a FPAS anunciou a classificação dos participantes no I Regional de Fotografia Subaquática dos Açores e no I Troféu de Caça Fotográfica dos Açores.
O fotógrafo subaquático Victor Medeiros, da ilha de Santa Maria, venceu o I Regional de Fotografia Subaquática dos Açores e sagrou-se, deste modo, o primeiro campeão da história da fotografia subaquática dos Açores, sendo seguido pelo fotógrafo Alexandre Matos, da ilha do Pico, e pelo fotógrafo Alexandre Silva, da ilha de Santa Maria, em segundo e terceiro lugares, respetivamente.
Quanto ao I Troféu de Caça Fotográfica dos Açores, prova que antecedeu este campeonato e que teve lugar no dia anterior, a vitória coube ao fotógrafo Alexandre Matos, que permutou de posição com o Victor Medeiros, quando comparada com a classificação no campeonato, tendo-se mantido o fotógrafo Alexandre Silva no terceiro lugar.
Há que desmistificar a prática da fotografia subaquática e colocar de parte os argumentos de quem nada mais faz do que criticar tudo e todos, daqueles que nada realizam em prol do mergulho e da fotografia subaquática, mesmo quando para isso possuem a oportunidade.
Dois dos participantes concorreram com máquinas fotográficas compactas!
Sabiam que, à partida, tinham menos hipóteses, mas assumiram as suas dificuldades e, sem complexos dessa desvantagem ou receio de serem ultrapassados, debateram-se de igual para igual e conquistaram, por direito próprio, um lugar de destaque na fileira que ficará registada nos anais da história da fotografia subaquática dos Açores.
É este o espírito e que nos sirva a todos de exemplo, porque, durante anos, muito se fez e muito se tentou realizar tais eventos nos Açores, mas nada surgia, porque se esbarrava em receios infundados e num falso elitismo.
Santa Maria aceitou o desafio e mostrou que é possível ultrapassar obstáculos e alcançar objetivos.
Espera-se que a realização deste evento seja mais um contributo, dos muitos que temos dado, para despertar o interesse pela prática do mergulho e da fotografia subaquática, no saudável e revigorante contacto com o mar.
Este tipo de eventos, para além disso, não possuem outro objetivo que não o de trazer mais pessoas para o mergulho e para a fotografia subaquática, por isso foram complementadas com um batismo de mergulho, completamente grátis, onde 15 pessoas usufruíram, pela primeira vez, da experiência fenomenal de respirarem e se movimentarem debaixo de água ao mesmo tempo.
Fizemos um enorme esforço para realizarmos tudo isto. Nele se adequa perfeitamente a expressão “tirado a ferros”, mas nasceu.
Que nos deixemos embalar nas asas da borboleta, porquanto já estamos a voar.
BREVES PALAVRAS, da autoria de Victor Medeiros – Campeão Regional dos Açores de Fotografia Subaquática
“Todos vencemos.
Vencemos porque Santa Maria também venceu.
Vencemos porque não tivemos medo, receio, vergonha em participar.
Vencemos porque com engenho, arte e muito improviso, fizemos aquilo a que nos
propusemos.
Vencemos porque conseguimos fazer maravilhas com
o equipamento de que dispúnhamos.
Vencemos porque nos divertimos
Vencemos não porque competimos, mas porque
convivemos.
Vencemos porque aprofundamos e fizemos
novas amizades.
Vencemos porque nunca estivemos metidos
nestas andanças, mas não comprometemos.
Vencemos porque desfrutámos do mar e o
respeitamos.
Venceu o João e o Paulo (os menos bem
equipados), porque souberam estar acima daquilo que deles se esperava – até no
sistema de iluminação.
Venceu o Alex, e como seria se tivesse uma
verdadeira macro.
Venceu o Alexandre Santos que, sozinho,
representava “todas as outras ilhas”.
Venceu o Tiago, o Moura, o Marquinho, o Paulo e
o André, companheiros desta aventura.
Venceu o mergulho e a fotografia.
E venci eu porque o André fez questão de
não aparecer na foto de ambiente. Devo-te essa.
Agora há que continuar a vencer.”
Um forte agradecimento a todos os participantes, à Câmara Municipal de Vila do Porto, à Junta de Freguesia de Vila do Porto e às empresas marítimo-turísticas Dollabarat-sub e Paralelo 37, sem cujo apoio tudo se tornaria bem mais difícil e muito penoso!